Falhas na Nos e Vodafone podem ter tido origem em ciberataques

Cresce a preocupação com os ataques de piratas informáticos. Desde o início do ano já houve pelo menos 28 ciberataques a empresas e organismos públicos.

O Centro Nacional de Cibersegurança está a avaliar as suspeitas de que as falhas nas operadoras NOS e Vodafone podem ter sido causadas por piratas informáticos.

Em declarações ao programa “Em Nome da Lei”, o coordenador do centro revela que estão a trabalhar em conjunto com os dois operadores de telecomunicações, não tendo ainda conseguido relacionar os dois casos.

“O nosso objetivo é também perceber se neste modus operandi existe um contexto por detrás destes ataques”, afirmou Lino Santos.

Desde janeiro, já houve pelo menos 28 ciberataques a empresas e organismos públicos. Mas enquanto em 2018 houve uma vaga muito orientada para o setor da saúde, este ano, as principais vítimas dos pedidos de resgate dos piratas informáticos são as autarquias.

“Não detetamos um crescendo no número de incidentes, mas eles são cada vez mais sofisticados e cada vez mais difíceis de tratar”, revelou àRenascença.

Renascença

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *