Gestão de Risco: optimização e pro-actividade no negócio

A gestão de risco (https://www.axelos.com/best-practice-solutions/mor) é uma abordagem de liderança central que garante que quaisquer ameaças potenciais ao sucesso sejam identificadas e tratadas antes que inviabilizem o seu projeto. Do mesmo modo são também identificadas oportunidades que devem ser incentivadas.

Mas a gestão de riscos é muito mais do que isso. Possui benefícios de longo alcance que podem mudar fundamentalmente a maneira como uma equipa de gestão toma decisões. Aqui estão seis dos benefícios conhecidos, mas igualmente importantes, de uma abordagem corporativa robusta à gestão de riscos, pois é uma abordagem que implementa uma forma e cultura pró-activa na organização (https://defenselifecycle.com/gestao-riscos/).

Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios de uma forte estrutura de gestão de riscos:

    Protecção de activos da organização:

Uma sólida estrutura de gestão de riscos prioriza a compreensão dos riscos a tempo de tomar as medidas necessárias para proteger seus activos e seus negócios. No campo da saúde, por exemplo, uma estrutura eficiente de gestão de risco pode ajudar médicos e profissionais de saúde a reconhecer e reduzir os riscos de práticas pessoais e médicas. Graças à tecnologia semântica, os dados não estruturados podem ser apresentados de uma maneira que permita aos utilizadores encontrar rápida e eficientemente as informações necessárias.

    risco de Reputação:

De acordo com o Comité de Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO), a gestão de riscos deve ser implementada por muitos actores diferentes na organização (membros do conselho, gerência em todos os níveis, fornecedores), cada um dos quais pode desempenhar um papel activo na mitigação de riscos. A adoção de uma forte estrutura de gestão de riscos permite às organizações monitorar fontes de notícias em tempo real e integrá-las à imprensa tradicional e local. Além disso, uma estrutura de gestão de riscos pode ajudar as empresas a analisar rapidamente as lacunas nos controles em nível corporativo e a desenvolver um roteiro para reduzir ou evitar riscos à reputação.

    Risco da cadeia de suprimentos:

A complexidade das cadeias de suprimentos globais requer monitorização constante para se manter informado dos riscos no nível de um mercado amplo e em rápida mudança. A estrutura de gestão de riscos melhora a qualidade dos fluxos de informações de fontes externas e internas (RSS, notícias, meios sociais, relatórios, previsões do tempo etc.) para optimizar o processo de gestão de dados e a capacidade de explorar capital intelectual. Isso lhes permite monitorar e conectar melhor informações diferentes de fontes diferentes, a fim de entender o impacto potencial dos eventos na entrega de materiais, cronogramas de projecto ou operações.

    Protecção de Propriedade Intelectual ou Dados Privados:

Todas as empresas têm um risco de PI e DP; se você vende, oferece, distribui ou fornece um produto ou serviço que oferece uma vantagem competitiva, você está exposto a um possível roubo de propriedade intelectual. Uma estrutura de gestão de riscos ajuda a proteger contra possíveis perdas de vantagem competitiva, oportunidades de negócios e até riscos legais.

    Análise da concorrência:

A web é uma fonte poderosa de informações para monitorar sua concorrência por meio da análise eficaz de fluxos de informações (RP, blogs do setor, meios sociais, notícias). Antecipar ou reagir rapidamente ao que a concorrência faz pode fornecer uma vantagem e dar a você a chance de desenvolver informações valiosas.

    Análise da Segurança e Privacidade:

Por imposição legal em Portugal e outros países pela lei do RGPD é obrigatória uma avaliação de risco, o mesmo se passa para uma eficiente implementação e monitorização de Segurança de Informação e cibersegurança. Só detectando e avaliando os riscos se pode priorizar a sua mitigação e custos.

Tem as seguintes áreas de aplicação (especialismos).

  • continuidade de negócio.
  • incidentes e crises.
  • saúde e segurança médica.
  • segurança da informação.
  • financeiro.
  • ambiental e ecológico.
  • risco de reputação.
  • risco de contratos.

Uma estrutura eficaz de gestão de riscos deve ser mais do que apenas um conjunto de regras e padrões. Em vez disso, ele deve ser capaz de fornecer resultados accionáveis. Na DefenseCycle, Lda, aproveitamos nossa capacidade cognitiva para garantir que todas as informações que você gere, de qualquer fonte interna, externa ou profunda da Web, estejam disponíveis para uma visão completa do seu ambiente de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *