Pentesting, o que é?

O teste de penetração (ou pentesting para abreviar) é um tipo de teste de segurança usado para testar a insegurança de um ambiente da organização. Seja uma aplicação ou um ambiente de rede, ele também tenta explorar as vulnerabilidades para determinar se o acesso não autorizado ou outra actividade maliciosa é possível. Se um sistema não estiver protegido, qualquer invasor poderá interromper ou obter acesso autorizado a esse sistema, https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_intrus%C3%A3o

Existem vários tipos de teste de penetração:

  • Teste de penetração PCI
  • Teste de penetração de rede
  • Teste de penetração de aplicativos
  • Teste de penetração sem fio
  • Teste de penetração de infraestrutura
  • Teste de penetração envolvendo engenharia social.

O teste de penetração é um recurso essencial que precisa ser executado regularmente para garantir o funcionamento de um sistema. Além disso, deve ser realizado sempre que –

  • O sistema de segurança descobre novas ameaças dos atacantes.
  • Foi adicionado uma nova infraestrutura de rede.
  • Foi atualizado o sistema ou instalado um novo software.
  • Foi mudado o escritório.
  • Foi configurado um novo programa / política para o utilizador final.

Muitos clientes têm suposições incorretas sobre o teste de penetração. Eles costumam agendar esse tipo de projeto com expectativas falsas, como:

  • Após um teste de penetração, a empresa estará segura.
  • Um teste de penetração encontrará todas as vulnerabilidades em seu ambiente.
  • Um único teste de penetração é suficiente para negócios futuros.

As organizações que fazem testes de penetração por esses motivos não obtêm os benefícios reais desse serviço e praticamente enfrentarão resultados decepcionantes no futuro.

Infelizmente, todas as organizações funcionam de uma maneira diferente, e o valor de realizar um teste de penetração varia em cada caso. Algumas organizações podem gerir a segurança de TI de uma maneira diferente das outras e, portanto, um teste de penetração pode ser relevante de diferentes maneiras. No entanto, é possível encontrar alguns pontos em comum que quase certamente se aplicarão a todas as organizações.

No entanto, a questão é quais são os reais benefícios dos testes de penetração (pentesting) para uma organização? Aqui estão os benefícios comuns do teste de penetração.

Gerir o risco correctamente

Para muitas organizações, um dos benefícios mais populares do teste de penetração é que ele fornecerá uma linha de base para trabalhar para curar o risco de uma maneira estruturada e ideal. Um teste de penetração (pentesting) mostrará a lista de vulnerabilidades no ambiente de destino e os riscos associados a ele. Uma avaliação de alto nível do risco será realizada para que as vulnerabilidades possam ser relatadas como problemas de alto / médio / baixo risco.

A sequência do risco ajudará você a enfrentar os riscos mais altos primeiro e depois outros.

Aumentar a continuidade dos negócios

A continuidade dos negócios é a principal preocupação de qualquer organização bem-sucedida. Uma quebra na continuidade dos negócios pode acontecer por vários motivos. A falta de brechas na segurança é uma delas.

Sistemas inseguros sofrem mais violações em sua disponibilidade do que os seguros. Hoje, os invasores são contratados por outras organizações para interromper a continuidade dos negócios, explorando as vulnerabilidades para obter acesso e produzir uma condição de negação de serviço que geralmente interrompe o serviço vulnerável e interrompe a disponibilidade do servidor.

Uma violação de segurança pode afetar não apenas a organização de destino, mas também seus clientes, parceiros e terceiros associados a ela.

No entanto, se a organização agendar um teste de penetração (pentesting) regularmente e executar as acções necessárias em relação à segurança, ajudará os profissionais a criar confiança e confiança na organização.

Proteger clientes, parceiros e terceiros

Uma violação de segurança pode afetar não apenas a organização de destino, mas também seus clientes, parceiros e terceiros associados a ela.

No entanto, se a organização agendar um teste de penetração regularmente e executar as acções necessárias em relação à segurança, ajudará os profissionais a criar confiança e confiança na organização.

Ajuda a avaliar o investimento em segurança

O teste de penetração ajuda a tirar uma foto da actual postura de segurança e a uma oportunidade de identificar possíveis pontos de violação.

O teste de penetração nos dará uma visão independente da eficácia dos processos de segurança existentes, garantindo que as práticas de gestão de configuração sejam seguidas correctamente.

Esta é uma oportunidade ideal para revisar a eficiência do actual investimento em segurança. O que precisa ser aprimorado, o que está funcionando e o que não está, e quanto investimento é necessário para criar o ambiente mais seguro na organização.

Ajude a proteger os relacionamentos públicos e a reputação da sua empresa

Um bom relacionamento público e a reputação da empresa são construídos depois de muitos anos de esforço e trabalho duro e com uma enorme quantidade de investimentos. Isso pode ser alterado repentinamente devido a uma única violação de segurança. O ponto de vista do público para uma organização é muito sensível a problemas de segurança e pode ter consequências destrutivas que podem levar anos para serem reparadas. Portanto, se um teste de penetração (pentesting) adequado for realizado regularmente, podemos criar uma barreira forte para os invasores não autorizados que sempre tentaram penetrar e obter acesso em qualquer organização.

Testar a maturidade da Segurança dos Sistemas de Informação

Por fim, um dos mais importantes, é testar o próprio sistema de informação, com o objectivo de determinar possíveis falhas que não tenham sido identificadas. https://defenselifecycle.com/testes-penetracao/

Por este motivo, o teste só é realmente útil (já referido anteriormente) quando já está devidamente implementado um SGSI (exemplo: ISO 27001), de outro modo, a informação não é devidamente aproveitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *